Quando começamos a nos perguntar de onde vem a agua que abastece a nossa casa, surge inúmeras dúvidas. Através dessas dúvidas começamos a nos interessar mais sobre assuntos ate mesmo simples, dúvidas como; de onde vem? Para onde vai? Como? Entre outras. E ver a nossa atual realidade nem sempre é bonito tivemos um período bom de chuva mais em alguns lugares não foi suficiente para recompor o que a seca causou.
Hoje o dia foi de mapeamento de nascentes! Estive em São João do Paraíso, Minas Gerais, em parceria com o Hélvio do IMAPEAR e vereador da cidade de Taiobeiras, o engenheiro agrônomo Breno, o engenheiro ambiental Beny Mayke e a Geógrafa Adriana Chagas. Visitamos algumas nascentes da bacia do Rio Carrascão e da bacia do Rio Córrego do Ouro, ambas que a abastecem a Barragem do Peão, principal reservatório de água que alimenta as cidades de São João do Paraíso e Ninheira. Um trabalho minucioso, e muito importante para garantir o futuro dos recursos hídricos da região.
O Projeto Bem Diverso , vem trazer está reflexão , mas também fomentar de informações e banco de dados para monitoramento e propostas das melhorias necessárias.

Texto: Edianilha Ribas Comunicadora Popular Geraizera
Beatriz Mendes Corrêa
Imagens: Edianilha Ribas
Adriana Chagas

 

Nascentes da bacia do Rio Carrascão e da bacia do Rio Córrego do Ouro10Nascentes da bacia do Rio Carrascão e da bacia do Rio Córrego do Ouro9Nascentes da bacia do Rio Carrascão e da bacia do Rio Córrego do Ouro8Nascentes da bacia do Rio Carrascão e da bacia do Rio Córrego do Ouro7Nascentes da bacia do Rio Carrascão e da bacia do Rio Córrego do Ouro6Nascentes da bacia do Rio Carrascão e da bacia do Rio Córrego do Ouro5Nascentes da bacia do Rio Carrascão e da bacia do Rio Córrego do Ouro4Nascentes da bacia do Rio Carrascão e da bacia do Rio Córrego do Ouro3Nascentes da bacia do Rio Carrascão e da bacia do Rio Córrego do Ouro2Nascentes da bacia do Rio Carrascão e da bacia do Rio Córrego do Ouro1

 

Deixei um comentário